Síndromes - De Vítima para Criminoso

Bom lendo post sobre fobia, me empolguei e lembrei que ta rolando um boato que a Nayara,(quem? Procura no google...).
Enfim, como não bate o depoimento da guria, e claro policiais tem sempre razão, tendo ou não, Nayara sabe que erro de ter entrado no Ape, se bem que EU FARIA O MESMO por certas amizades.
Diz a lenda que a Nayara tem sindrome de Estocomo: Síndrome de Estocolmo é um estado psicológico particular desenvolvido por pessoas que são vítimas de seqüestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou de conquistar a simpatia do seqüestrador.

Amanda (Shawnee Smith) sobrevivende de jogos mortais 2
 Cabuloso né? Lembram dos jogos mortais III ? Em JOGOS MORTAIS 3 John Cramer, também conhecido como Jigsaw (Tobin Bell), está em estado terminal devido ao tumor diagnosticado. Entretanto neste filme ele recebe ajuda de sua pupila Amanda (Shawnee Smith) sobrevivende de jogos mortais 2. 

Amanda tem claramente sintomas da sindrome de estocolmo, ela esta perturbada, se identifica e cuida de quem um dia a sequestrou, ela vira o kra, só que ela foge do verdadeiro significado das torturas e sae matando geral a galera, as vezes ela entra em desespero e se corta se machuca para aliviador a dor e ficar + durona.


História: SINDROME DE ESTOCOLMO                         
A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Norrmalmstorg, Estocolmo (1973). Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado e mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram.
A síndrome é relacionada a captura da noiva.
As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça, porque o refém pode correr o risco de ser magoado. É importante notar que os sintomas são consequência de um stress físico e emocional extremo.
FONTE: WIKIPEDIA 
 
.............................................................................................................................
Um dos casos mais conhecidos e característicos do quadro da doença é o de Patricia Hearst que em 1974 desenvolveu a doença após ter sido sequestrada pela organização político-militar "Symbionese Liberation Army".

NA FOTO PATRICIA HEARST - de vítima à criminosa  

 (...)Sofreu lavagem cerebral e passou a adotar o nome de Tania, juntando-se aos seqüestradores num assalto a banco. Sua atitude é explicada pela Síndrome de Estocolmo, quando a vítima sente simpatia pelo algoz. Ela foi presa e cumpriu parte da pena, até receber um indulto do presidente Jimmy Carter.(...)




SINDROME DE LIMA                                                     
Um quadro oposto ao Síndrome de Estocolmo designado por Síndrome de Lima pode ser desenvolvido nestas situações, com os raptores ou captores a desenvolverem relações de proximidade e compreensão das necessidades das vítimas, como o que sucedeu em Dezembro de 1996 na crise dos reféns da embaixada Japonesa em Lima.

2 comentários:

MkU_Style disse...

olááá meninaaa...
que bom ter servido de apoio para a sua pesquisa sobre fobias...
mas sabe o que mais é legal em escrever no blog?!
é que vc pesquisa, participa e se envolve com o assunto, e assim vamos ficando cada dia mais cultos, devido a um simples blog...
hehehehe

e sobre as cocegas, sem comentarios né...

e se eu te sequestrasse, vc teria essa tal sindrome???

heimmmm???

hehehe
bjaummmm

Douglas Menin disse...

Nossa...que análise profunda do "causo" hein! Dá pra psicóloga (ooolha o trocadilho! Huahuahahu)
A relação com a mulher do jogos mortais foi mesmo tacada de mestre...n assisti o quarto filme ainda e já saiu o quinto que promete ser o último...acho q preciso assistir neh! :P